Feira de Santana é cidade baiana com maior número de colisões com postes em 2025
Feira de Santana é a cidade da Bahia que mais registrou colisões de veículos em postes no primeiro semestre deste ano.
Segundo um levantamento divulgado pela Neoenergia Coelba, entre janeiro e junho, 103 postes foram danificados na cidade em decorrência de acidentes de trânsito.
Conforme a empresa, o estado da Bahia contabilizou 1.899 ocorrências no mesmo período, representando um aumento de 8% em relação ao primeiro semestre de 2024.
Apesar do crescimento no número de acidentes, apenas 32% dos casos provocaram impacto direto no fornecimento de energia.
O chefe de operações da Coelba, Rodrigo Almeida, explicou à TV Subaé que a principal causa do alto número de colisões com postes em Feira de Santana é o fluxo intenso de veículos.
“A gente atribui essa característica ao fato de Feira de Santana ter alto volume de trânsito e ser um entroncamento rodoviário.
É um problema que traz grandes impactos para a população, porque toda vez que há uma colisão com poste, precisamos interromper o fornecimento de energia e realizar a troca do poste, o que demanda bastante tempo.”
De acordo com o chefe de operações, a maioria das colisões ocorre no anel de contorno — via de acesso que circunda a cidade — o que compromete tanto o serviço de energia quanto a segurança viária e a mobilidade urbana.
“Está espalhado por toda a cidade, mas pelo anel de contorno ser o ambiente com maior tráfego de veículos, tem uma maior incidência.
Mas até na zona rural são registradas colisões, por conta do movimento de máquinas agrícolas.
Muitos desses eventos acontecem à noite.”
Além das colisões de veículos, outra ocorrência frequente em Feira de Santana envolve pipas enroscadas na fiação elétrica.
“Em julho, tivemos grande volume de ocorrências em que pipas tocaram a rede elétrica.
Além da falta de energia, representam sério risco de acidente para quem empina, pois o cabo pode estar energizado”, contou Rodrigo Almeida.
O que fazer em caso de colisão com poste
A distribuidora reforça que os custos de substituição das estruturas danificadas podem ser cobrados dos responsáveis e que, em caso de colisão com cabos energizados, a orientação é permanecer no veículo e acionar a Coelba pelo canal 116, além do Corpo de Bombeiros (193).
Fonte: G1 Feira e região – Foto: Redes Sociais
Comentários